Ministro dos Transportes da Grécia demite-se após colisão de comboios

O Ministro dos transportes da Grécia, Karamanlis, demitiu-se nesta quarta-feira, após a colisão de um comboio de passageiros com um outro de mercadorias. O acidente que fez pelo menos 36 mortos e vários feridos, na madrugada desta terça-feira.
Num comunicado partilhado nos meios de comunicação social, o governante afirmou que irá assumir as responsabilidades pelos fracassos de longa data do estado.
“Demitir-me era o mínimo que poderia fazer para honrar a memória das vítimas”, disse Karamanlis.
Kyriakos Mitsotakis, Primeiro-Ministro já se deslocou ao local do acidente, onde prometeu que serão tomadas todas as diligências para evitar que a tragédia se repita.
Numa primeira medida, foi detido o chefe da estação de comboios da cidade de Larissa, uma vez que as análises iniciais apontam para erro humano e possível negligência. Existe também a possibilidade de um dos comboios ter descarrilado e colidido com outro que seguia numa outra via, de acordo com a imprensa local.
A operadora ferroviária Hellenic Train informou que o comboio de passageiros, que ligava Atenas à cidade de Tessalónica, no norte do país, transportava muitos estudantes, e crianças. Entretanto o porta-voz dos bombeiros explicou que o número de vítimas mortais deverá ser superior aos números anunciados, devido a um incêndio na primeira carruagem.