Luanda festeja o Carnaval 2023

Luanda festeja o Carnaval 2023

Aquando da pandemia da COVID-19, o mundo parou o carnaval e nao conseguiu fugir as consequencais da pandemia, são várias as recordações do “Carnaval Live”, imposto pelas medidas de prevenção e combate ao vírus do SARS-COV, nos últimos dois anos.

Para a felicidade dos amantes do carnaval a nível nacional, a festa da cultura angolana regressou neste sábado 17 de Fevereiro, a avenida Dr. António Agostinho Neto (Nova Marginal), com o arranque do desfile de 16 grupos da Classe Infantil, num evento testemunhado pelo Governador Provincial de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem.

Estiveram igualmente presentes, o Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, a Secretária de Estado para a Cultura, Maria de Jesus, os vice-governadores, directores de gabinetes provinciais e demais entidades.

Na sequência da festa cultural que acontece na Avenida Dr. António Agostinho Neto, o décimo segundo grupo a desfilar na tarde deste domingo, 19 de Fevereiro, União Operário Kabocomeu, prestou homenagens ao Estado Maior do Kuduro “Nagrelha”, um dos maiores ícones da musica angolana, que morreu no ano transato vítima de doença

Ainda na senda das homenagens, o segundo grupo a desfilar na tarde deste domingo, 19, o União Povo da Samba, grupo carnavalesco fundado a 5 de Janeiro de 1973 e tem como rei Adriano Amaro e rainha Maria Miguel, homenageou a Avó Mabunda, (eleita diva do povo), pelos seus feitos no Distrito Urbano da Samba, fez saber Israel Filipe 2º comandante do grupo.

O referido grupo se apresentou no estilo Semba, com a canção intitulada “Homenagem à Avó Mabunda”, de autoria e interpretação de Hélder Filipe.

A nível da Província de Luanda, a história do Carnaval alberga uma enorme quantidade de grupos e figuras emblemáticas, a conhecida “festa mais popular do povo angolano” regressou no seu segundo dia, com o desfile de 15 grupos da Classe B, que abrilhantaram a tarde deste domingo, (19 de Fevereiro), com Kazucuta, Semba e Cabecinha.

Os Cassules do União Mundo da Ilha foram os responsáveis pela abertura do desfile da Classe Infantil do Carnaval de Luanda Edição 2023, a canção intitulada “Povo”, no estilo Semba, de autoria de Tonicha Miranda e interpretada por Dalva, na língua Kimbundu, foi a escolhida pelo grupo que já tem 18 anos desde a sua fundação isso a (17 de Setembro de 2005).

Tudo parece estar a decorrer na maior normalidade, não foram registados incidentes e até ao momento o plano segue com planeado, disse um dos responsáveis pela organização. A W24 magazine, promete levar aos seus leitores todas as novidades em torno desse grande acontecimento.

admin

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE