Intolerância alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento

Intolerância alimentar: o que é, sintomas, causas e tratamento

A intolerância alimentar é uma situação em que alguns alimentos não conseguem ser digeridos correctamente, devido à ausência ou menor quantidade de enzimas digestivas no corpo.

Isso faz com que surjam alguns sintomas após o consumo do alimento associado com a intolerância, como alterações intestinais, inchaço abdominal, dor de cabeça e manchas na pele, em alguns casos.

Os sintomas de intolerância alimentar normalmente surgem após o consumo de grandes quantidades de determinado alimento, e podem acontecer após o consumo de qualquer alimento, no entanto está mais associada ao trigo, leite e derivados.

Sintomas de intolerância alimentar

Os sintomas da intolerância alimentar são: Dor de cabeça, cansaço excessivo, Náuseas e vômitos, em alguns casos, dor abdominal, barriga inchada, o que pode ser devido ao acúmulo de gases, vontade urgente para defecar, podendo estar associada à diarreia, sensação de queimação no estômago, vermelhidão e coceira na pele, dor muscular e dor nas articulações.

Na presença de sinais e sintomas de intolerância alimentar, é importante que se tenha mais atenção aos alimentos consumidos ao longo do dia, pois assim é possível identificar qual alimento associado à intolerância e evitar o seu consumo em grandes quantidades.

Principais causas

A intolerância alimentar está associada à dificuldade do organismo em processar algumas substâncias presentes nos alimentos, sendo as principais:

Lactose, presente no leite e derivados

Glúten, presente em trigo, centeio e cevada

Histamina, que pode ser encontrada em embutidos, como presunto e salame, ou até mesmo em peixes secos ou em conserva, vinhos, cerveja, vinagre e queijos

Sacarose e amido, que podem ser encontrados na batata, mandioca, arroz, aveia, massas e no trigo

Frutose, presente nas frutas em geral, grãos e cereais

Frutanos, presentes no trigo, centeio, cevada, repolho, melancia, maçã e alho poró

Rafinose, presente em arroz, aveia, amêndoa, avelã, cebola, cenoura, couve, feijão e nozes.

Tratamento para intolerância alimentar

O tratamento da intolerância alimentar consiste em evitar o consumo do alimento associado com aos sintomas.

É importante também observar se os alimentos que contém traços do alimento responsável pela intolerância também leva ao aparecimento dos sintomas, pois caso estejam presentes, é preciso também evitá-los.

admin

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE